13 sinais de que você está pronto para um affair

pronto para um affair

Seja de forma consciente ou subentendida, há indicadores claros que mostram que o casamento não está indo bem, que não há felicidade e realização na vida a dois e que a rotina repetitiva e cansativa do casal está te sufocando. E, quando você percebe, você está ansiando por mais, desejando experimentar aquele fogo da paixão outra vez, até se imagina solteiro(a), flertando com alguém, ou recebendo um flerte daquela pessoa que te desperta muita atração. Só que tudo isso gera um mal-estar, sem que você entenda exatamente o que está acontecendo. Uma rápida reflexão pode te levar à resposta de que você está
pronto para ter um affair, um caso. Se você reconhecer vários destes sinais, significa que, talvez, um(a) amante apareça no seu futuro. Por que não dar a si própria/o essa oportunidade de voltar a se sentir viva/o e mais feliz?

1 – Insatisfação clara e consciente em relação à/ao sua/seu mulher/marido ou com o casamento

Viver em um estado constante de insatisfação em relação à/ao parceira/o primária/o ou desiludido com o casamento é um dos primeiros motivos que podem te levar a se desapegar e procurar conforto em outro lugar. Muitas vezes, você pode achar que é uma fase no começo – e sim, muitas vezes é um período de desilusão mesmo –, mas se ele já está sendo vivido por mais de um ano, o sinal é claro: os vínculos estão se desfazendo. Não encontrar estímulo, reconhecimento e validação em uma relação são os motivos que precipitam o seu fim, ou a vontade de procurar novas fontes de felicidade.

2 – Não se sente amada/o, respeitada/o e valorizada/o

O amor é a poção mágica que nos potencializa. É ele que faz com que a gente deseje ser melhor, fazer melhor e apresentar sempre a melhor versão de nós mesmos. Essa capacidade de superação pessoal, em nome de uma pessoa que se ama ou de uma relação que nos faz bem, vai acabando quando não somos reconhecidos e valorizados, e desaparece de vez quando percebemos que não somos amados. A falta de amor, ou essa percepção diária, criam a necessidade de encontrar alguém que nos ame como desejamos e nos fazem ir atrás de novos parceiros. Um casamento onde a recriminação, ausência de orgulho mútuo e desmerecimento no valor do outro são constante é um casamento que está passando por sérias dificuldades. Nestes casos, iniciar um affair é apenas uma questão de tempo ou oportunidade.

3 – Ainda há amor, mas já não há paixão

A paixão é como um energético que nos enche de adrenalina, energia e faíscas, mas acaba rápido. Já o amor é uma prova longa, uma maratona, que é mais tranquilo e vai se fortalecendo com o tempo. Quando a paixão e o fogo acabam, onde tudo antes era novo e empolgante, e não conseguíamos imaginar uma vida sem a(o) parceira(o), o que fica, muitas vezes, parece pouco estimulante. Contudo, como o amor ainda persiste, a relação mantém a sua razão de ser e não surgem argumentos que marquem o seu fim. Mas isso não te impede de desejar sentir o frenesi da paixão outra vez! E se isso já não é mais possível com a mulher/o marido, então as faíscas podem começar a saltar de outra direção.

4 – Desinteresse e desvalorização na relação

Vamos resumir em uma palavra: tédio. A rotina do cotidiano, as exigências profissionais e familiares, os dias que se repetem, a monotonia constante… Isso se intensifica ainda mais quando há crises financeiras ou matrimoniais. De repente, a vida com que sonhamos se parece pouco com a vida que temos, e o tédio surge. Com ele, vem a vontade de mudar, de fazer mais, de voltar a ser surpreendida/o e acabamos procurando isso em outras pessoas.

5 – Você se projeta mentalmente no futuro como uma pessoa livre e solteira

Talvez você não note nas primeiras vezes. Mas vai acontecer. Quando você se der conta, estará se imaginando no futuro, seja próximo ou longínquo, como uma pessoa solteira de novo. E, se isso está acontecendo, é um sinal de que você se sente emocionalmente desconectado(a) com a relação presente. É um sinal claro de que você está pronto para ter uma relação clandestina, para agir como uma pessoa livre e descomprometida.

6 – Você deseja terminar o casamento, mas não quer magoar a/o sua/seu parceira/o

Você já detectou os sinais, já os leu e interpretou e sabe que o casamento não está indo bem, tampouco está fazendo vocês dois felizes. O passo mais óbvio seria conversar com o cônjuge, esclarecer as coisas e terminar o casamento. Só que nada é simples. Nossos sentimentos nos impedem de irmos diretamente a um final tão cru e racional. A relação de amizade que ainda existe, a manutenção do bem-estar e a harmonia da família, ou mesmo o dever de lealdade que você sente ainda pela/o sua/seu parceira/o te impedem de dar esse passo. Você sente medo de magoar a pessoa com quem casou. E, assim, acaba encontrando a solução e o conforto nos braços de um amante.

7 – Você pensa seriamente em divórcio, mas não tem coragem para abordar o tema

A falta de comunicação ou a comunicação ruim é o maior problema dos relacionamentos. Quando não há espaço, abertura ou o simples hábito de ir discutindo cada etapa, de compartilhar sentimentos, de questionar, analisar e entender a relação, os silêncios dolorosos e comprometedores surgem.. A dificuldade de confrontar o parceiro, não importa o motivo, é outra razão comum. Só que não discutir o problema não vai fazer com que ele desapareça. Pelo contrário, vai deixá-los ainda mais vivos na cabeça do parceiro que está passando por isso, que acaba não tendo coragem de pedir o divórcio.

8 – Você percebe que há diferença entre os seus sentimentos e os seus atos

Você percebe que faz tempo que você não compartilha seus sentimentos, ou a falta deles, ou que não está sendo honesto consigo mesmo. Percebe que está fazendo as coisas de um jeito forçado, porque é assim que tem que ser, e não porque é a sua vontade. Aquilo que você deseja não está em conformidade com aquilo que você tem, e as outras pessoas começam a parecer muito mais atrativas do que aquela que está ao seu lado. Esta é uma situação dolorosa, que acaba nos levando a procurar alguém que supra essas necessidades.

9 – Você se sente mais feliz fora de casa

Você começa a chegar sempre atrasado em casa, todos os pretextos são bons para sair de casa sozinha/o, se enche de atividades e hobbies para preencher fins de semana e as horas vagas. Reconheceu a si mesmo neste cenário? Então, é óbvio que você anseia por compartilhar a sua vida com outra pessoa.

10 – Evita saídas a dois

Você treme sempre que tem um jantar a dois, não suporta a ideia de ir ao teatro com seu parceiro ou detesta pensar que vai ter passar o fim de semana de chuva passado em casa. Na ausência de romantismo, qualquer atividade a dois pode ser um tormento ou um silencioso vazio. Essa é a prova mais clara de que as coisas não estão bem.

11 – Vida sexual nula e insatisfatória

Uma vida sexual insatisfatória ou inexistente é um dos pontos que mais pesa dentro de um casamento. É uma questão que se torna particularmente relevante e decisiva para o membro do casal que já se sente fora da relação.

12 – Você conhece pessoas que têm amantes

Amigos, familiares, colegas e conhecidos que têm vidas duplas passam a ser observados com outros olhos e aguçam sua vontade de experimentar a luxúria de uma relação clandestina.

13 – Você começa a dar liberdade às suas atrações

Quando você se dá conta, você já desenvolveu interesse por outras pessoas, em uma perspectiva amorosa. Assim, você começa a imaginar como seria ter um caso com colegas, amigas/os ou meras/os desconhecidas/os com quem os seus olhos se cruzam. Quando isso acontece, o flerte é iniciado e a relação clandestina pode nascer.

Você pode gostar...